Aliados radioativos

Cobra amiga

#pracegover – Uma imagem de  uma cobra “sorridente” com os dizeres “oi amiga”

Reprodução

O ser humano tem uma capacidade (e eu diria ainda mais, uma necessidade) de se relacionar com os outros que merece destaque. Desde muito cedo buscamos encontrar pessoas de fora do nosso convívio familiar para nos relacionar e nos apoiar ao perceber que a família por si só não preenche todo o espaço. Mas será que nesse caminho, fazemos escolhas realmente positivas?

Vamos fazer um exercício mental: imagine um (a) amigo (a) seu e pense em como funciona a relação de vocês. Analise bem o que ele/ela te fala e o que não fala. Existe uma tendência a te apoiar e te ajudar ou você acaba sendo pisadx toda hora? Pois muito que bem. Cuidado: você pode estar numa amizade tóxica. 

Cobra amiga 2

#pracegover – Uma pessoa nua, agachada e molhada com o rosto coberto

Reprodução

De cara parece a coisa mais boba desse Universo quando umx amigx diz que não é bom chegar em fulano ou sicrano porque você não tem muita chance ou porque elx é muita areia pro seu caminhãozinho. Parece bobo também quando esse dito amigx diz que você não deveria encontrar determinadas pessoas ou tentar determinadas coisas em sua vida; A gente decide acreditar que, na verdade, é tudo pelo nosso bem e não passa de preocupação de alguém que, em tese, quer nos ver feliz e evitar sofrimentos. Não desmereço determinadas situações porque sei que existem casos e casos, mas alguns são gritantes e assustadores. Seguem algumas atitudes que podem indicar uma amizade tóxica:

  • Seu amigo está lhe colocando pra baixo constantemente: amigos apoiam os outros e o que é diferente de concordar com tudo. Quando ele não concorda com determinadas atitudes, como ele faz isso?
  • Considere os seus diálogos, a forma como vocês se relacionam e o tempo que passam juntos. Quanto tempo vocês passam brigando?
  • Considere o que é escárnio, brincadeira e deboche. Até que ponto isso tudo está sendo só brincadeira?
  • Desconfie veementemente de um amigo que fale de você pelas suas costas;
  • Seu amigo está sempre usando você para conseguir o que quer e precisa e ignorando suas necessidades enquanto pessoa? Ou ele também está lá pra te apoiar?
  • Considere se seu amigo te apoia e te quer por perto ou na primeira oportunidade ele te joga pra escanteio. Por quê ele não te quer vivendo as coisas da vida dele?
  • Seu amigo te expõe para os outros, quer dominar seus passos ou simplesmente decidiu que a relação de vocês é uma concorrência.

Existem casos e casos e tudo exige uma avaliação mais profunda, mas não se deixe levar por amigos que não são reais e não estão ali para fazer a diferença. Minha vó diz que quem não acrescenta verdadeiramente à nossa vida, não merece estar ali e eu sei que isso soa pesado e até meio extremista, mas é a realidade. Nossas relações tem que acrescentar e serem apoios para o crescimento. Como confiar e se apoiar em quem só espera uma falha sua para te empurrar ladeira abaixo? Analise seus ciclos e, por amor a si mesmo, permita limpar e se livrar de todas as relações que vem avacalhando sua vida. 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s